Origens : Guerra Fria

Após a vitória da democracia frente ao nazi/fascismo imperialista, o mundo se dividiu em dois pólos ideológicos - o capitalista, representado pelos EUA e o socialista, representado pela antiga URSS.

Guerra fria


Após o término da 1ª Guerra Mundial e principalmente após a 2ª guerra mundial(1945), o mapa do mundo sofreu grandes mudanças nas linhas de fronteiras políticas dos países, nas estruturas das suas populações e nas suas economias.
Antes de prosseguirmos vamos observar os mapas da Europa dos anos anteriores e posteriores à Segunda Guerra Mundial.















As potências européias do entreguerras (Primeira e Segunda Guerras Mundiais), Inglaterra, França e outras, mantinham em todo o mundo colônias de exploração que fizeram suas riquezas, pois forneciam maérias-primas e utilizavam seus produtos industrializados.
No entanto, o desenrolar da Segunda Guerra Mundial enfraqueceu aquelas nações política e economicamente e, assim, as nações-colônia sentiram-se fortes para lutar por suas independências. Na África, Ásia e Oceania, muitas nações tornaram-se formalmene independentes, uma vez que, economicamente, ainda se prende, de maneira geral, Às nações desenvolvidas.
Outro fato importante ocorreu logo após a Segunda Guerra Mundial: as nações capitalistas envolvidas no conflito (Estados Unidos, Inglaterra e França) rompem com a União Soviética - que ampliava sua área de influência - dando origem a um período de grande tensão, conhecido por Guerra Fria.

O que foi Guerra Fria?

Duas nações tornaram-se superpotências militares com o fim da Segunda Guerra Mundial - Estados Unidos e União Soviética - e passaram a disputar a hegemonia do mundo. Foi um confronto entre o capitalismo, representado pelos Estados Unidos, e o socialismo, defendido pela União Soviética, durante o qual, em nenhum momento, houve guerra enre ambos. Um confronto que se manifestava por meio:
  • do Plano Marshall;
  • do desenvolvimento das armas;
  • da corrida espacial;
  • da criação das organizações militares de defesa: OTAN e Pacto de Varsóvia;
  • das intervenções militares em diversos países;
  • do fornecimento de armas e tecnologias de guerra às nações em conflitos ideológicos.
Por que ocorreu?

O socialismo avnçava na Europa Central e Oriental. Na Polônia, Tcecoslováquia, Hungria, Alemanha Oriental, Romênia e Bulgária, a União Soviética mantinha exércitos e, sob pressão, foi substituindo os governantes capitalistas desses países por dirigentes dos partidos comunistas locais. A Albânia e a Iugoslávia, sem a ajuda soviética, tornaram-se socialistas. Formou-se, então um grupo de países socialistas, que isolava a União Soviética dos países capitalistas da Europa Ocidental. Oara o isolameno se complear, faltava apenas a Grécia. Os socialistas gregos tenavam derrubar a monarquia capitalista que ocupava o poder.
Em abril de 1947, o presidente Harry Truman lê, no Congresso dos Estados Unidos, um discurso, no qual afirmava que seu país usaria todos os meios possíveis (tropas, dinheiro, armas etc.) para impedir o avanço socialista, não só na Grécia, como em qualquer outra parte do mundo. Ao mesmo tempo, o governo Marshall, plano de ajuda econômica para recuperação do setor produtivo da Europa e cujo objetivo maior era conter o avanço socialista, além de garantir mercado para seus produtos e capitais. Formaram-se duas organizações militares, para a defesa das instiuições capitalistas (OTAN) e socialistas (Pacto dew Varsóvia).
O mundo ficou, então, bipolarizado, isto é, dividido em países que seguiam os Estados Unidos, nação líder do capitalismo, e países onde o socialismo se impôs, liderado pela União Soviética. Essa bipolarização, iniciada por vola de 1947, somente chegaria ao fim em 1989, a partir da derrubada do Muro de Berlim, o maior símbolo da Guerra Fria.
Na perferia desses sistemas, estavam os países pobres ou subdesenvolvidos que se viram na contingência de seguirem um dos dois sistemas. Esses países formariam, mais tarde, o chamado Terceiro Mundo. Hoje, esses países são chamados de Países do Sul.

O Mundo Pós Guerra Fria


O mundo que se constituiu no último decênio do século XX apresentou-se totalmente diferente das décadas anteriormente conhecidas. O Grande Cisma que separou a Terra em dois blocos ideológicos rivais cessou de existir em 1989 e a palavra globalização correu pelo planeta quase como um efeito mágico.















  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

0 Response to "Origens : Guerra Fria"

Postar um comentário